Massagem com pedras quentes: haverá algo mais relaxante?

Vou dar-vos uma ideia para a sessão de relaxamento de hoje: massagem com pedras quentes. Interessante, não é? Este tratamento tem uma influência positiva no corpo e na alma. Infelizmente, nem toda a gente pode desfrutar dos benefícios da massagem com pedras quentes. Mas se vocês puderem, continuem a ler para ficar a saber as vantagens desta terapia incrível e extremamente agradável. Naturalmente, também vou falar-vos das contraindicações deste tratamento, para estarem a par dos possíveis riscos.

Massagem com pedras quentes: Um pouco de história

Este tipo de massagem é originário das regiões do Médio Oriente e é conhecido pelos povos antigos. Este tratamento utiliza a teoria da transferência de energia no corpo humano. Neste ponto, devo dizer-vos que existem vários canais de energia espaçados nos nossos corpos, e que estão localizados perto das glândulas endócrinas – os canais ou pontos são responsáveis por estimular as próprias glândulas. Antigamente, as pessoas desenvolviam mapas corporais especiais onde exibiam estes pontos juntamente com os canais de ligação. E estes são os canais nos quais são colocadas e pelos quais se deslizam as pedras quentes para promover o fluxo de energia através dos nossos organismos.

Tipos de pedras de massagem

As pedras de massagem são feitas de basalto preto e mármore branco. Existem 54 tipos de basalto preto. São todos ovais e retirados do solo marítimo profundo. Alegadamente, para ajudar as pedras de basalto a reter a sua energia natural, elas devem ser armazenadas em água de nascente ou em sal marinho. As pedras de basalto são reconhecidas como as melhores para utilizar em terapias térmicas (termoterapia). São aquecidas até aos 50 ºC, permanecendo quentes por muito tempo. São utilizadas para melhorar a circulação, o que resulta numa melhor distribuição e fornecimento de oxigénio. As pedras de mármore branco, por sua vez, apresentam propriedades relaxantes. Para acentuar ainda mais os efeitos, as pedras são colocadas em gelo imediatamente antes o tratamento. Em seguida, são colocadas nas zonas do corpo que costumam estar inchadas (pele dos olhos e membros inferiores). As pedras maiores são colocadas na barriga, na coluna e abaixo do pescoço, enquanto as menores devem ser seguradas nas mãos, entre os dedos dos pés e no rosto.

Em que consiste a terapia de massagem com pedras quentes?

Terão de se despir e deitar-se viradas para cima ou para baixo; a posição é escolhida pelo terapeuta que leva em consideração a maleita a resolver. Em seguida, as pedras são colocadas no corpo que foi previamente tratado com um óleo corporal. O terapeuta desliza as pedras pelo corpo do paciente de maneira a permitir que o calor libertado ative a circulação sanguínea. Em seguida, dá-se a desintoxicação e todo o corpo fica nutrido e fornecido com oxigénio. Na maioria dos casos, a massagem com pedras quentes dura 60 a 90 minutos. Naturalmente, o terapeuta muda de pedras à medida que arrefecem durante a massagem.

É de esperar que o terapeuta utilize os seguintes movimentos:

  • acariciar – consiste em deslizar suavemente as pedras por todo o corpo
  • esfregar – consiste na utilização de movimentos circulares
  • amassar – consiste em amassar uma dobra da pele que aparece através da união de duas pedras

No final da massagem, as pedras são lavadas sob água corrente fria e são lavadas em água com sabão e desinfetadas. Finalmente, podem ser devolvidas à água de nascente ou ao sal marinho durante aproximadamente 20 minutos.

Os benefícios da massagem com pedras quentes

A massagem com pedras quentes não afeta apenas a pele, mas também influencia positivamente todo o organismo, incluindo os sistemas principais do corpo humano e os órgãos internos. A sua principal função é reduzir a dor, independentemente da sua origem. A massagem realizada com a ajuda de pedras influencia:

  1. Pele – os poros da pele abrem, promovendo a limpeza da pele. Além disso, a circulação de sangue e linfa é melhorada, e a pele fica mais suave e resiliente. Além disso, o tom da pele uniformiza e a celulite é significativamente reduzida.
  2. Sistema circulatório – a massagem com pedras quentes dilui os vasos sanguíneos e melhora a circulação em todo o corpo.
  3. Sistema nervoso – alivia o stress, relaxa e ajuda a acalmar.
  4. Sistema muscular – influencia a tensão e elasticidade muscular, ajuda a regenerar os músculos após a atividade física.
  5. Sistema linfático – melhora o fluxo linfático, estimula a taxa metabólica, ajuda o organismo a eliminar toxinas e previne os depósitos linfáticos.

Contraindicações da massagem com pedras quentes

Como já referi na introdução, infelizmente nem toda a gente tem a sorte de poder desfrutar de todos os benefícios da massagem com pedras quentes. Estou a falar das pessoas sensíveis ao toque, ao calor ou ao frio. Além disso, quem sofre de problemas do sistema circulatório e/ou nervoso também não deve expor o corpo à terapia de massagem com pedras. Por fim, também deve abdicar da massagem com pedras quentes quem sofrer de inflamações nas articulações, ossos e tendões, os diabéticos e as mulheres grávidas e até quem tiver feridas abertas e febre elevada.

Eliza
Eliza

Como apoiante de métodos de cuidado naturais e opositora dos conservantes contidos nos cosméticos, tento fazer uma escolha adequada de produtos já avaliados e testo-os em mim mesma. Além disso, descrevo como devem cuidar de vocês mesmas de uma maneira eficaz sem gastar uma fortuna. Bem-vindas! Eliza.

No Comments Yet

Deixe o seu comentário