
O colagénio é um dos principais constituintes do tecido conjuntivo responsável pela densidade, maleabilidade e resiliência da pele. Infelizmente, nada dura para sempre, nem o colagénio. À medida que o tempo passa, o nosso corpo produz cada vez menos colagénio, acabando, eventualmente, por parar de o sintetizar completamente. Quais as propriedades do colagénio? A carência de colagénio tem algum efeito negativo na nossa pele? Se sim, é possível evitar estes efeitos usando produtos para a pele com colagénio? Quais os benefícios da utilização destes produtos de beleza? Eis a minha opinião sobre este assunto.
Funções do colagénio
Seguramente, todas vós ouvem constantemente esta palavra porque aparece em todos os anúncios de produtos para peles maduras. O colagénio é uma substância que ocorre naturalmente no corpo humano (nos mamíferos em geral). Esta proteína constitui 30% de todas as proteínas humanas. A sua principal função é ligar e “colar” as células. Não admira que o colagénio esteja presente na maioria dos órgãos: pele, ossos, dentes, tendões, cartilagens, vasos sanguíneos e córnea.
O colagénio é muito elástico e incrivelmente forte, ao mesmo tempo. Protege os órgãos internos, como os rins, o estômago e o fígado criando uma espécie de revestimento protetor que mantém os órgãos no sítio certo. No que toca ao sistema imunitário, o colagénio também desempenha função protetora – previne a invasão de germes, toxinas e células cancerígenas. Além disso, o colagénio mantém os processos de autorrenovação da pele (os processos decorrem continuamente sem falhas) e mantém os níveis de hidratação elevados, suavizando e tornando a pele elástica. O mais surpreendente é que o colagénio constitui até 60% de todas as proteínas da pele e, portanto, tem um enorme impacto sobre a condição e a aparência da pele.
Deficiência de colagénio
Quando somos jovens e saudáveis, o nosso organismo produz colagénio continuamente, que é adicionalmente substituído regularmente por novas fibras de colagénio – o que, por sua vez, promove a regeneração de danos nos tecidos. Com a idade, perdemos lentamente a capacidade de reconstruir as fibras de colagénio, o que significa que as células de colagénio que normalmente morrem são mais numerosas do que as células que são produzidas. Estudos comprovaram que este processo tem início por volta dos 26 anos de idade. O mais preocupante é que este processo ganha força devido à exposição a fatores externos negativos, como stress, doenças, esforço e até condições climáticas.
Os níveis reduzidos de colagénio no organismo, combinados com os efeitos adversos produzidos por radicais livres, radiação solar e toxinas resultam num envelhecimento da pele mais rápido. Então podemos detetar finas rugas que aparecem nos nossos rostos, estrias, celulite no corpo; e a pele também fica desidratada e perde a resiliência. Para piorar a situação, a deficiência de colagénio enfraquece o cabelo que, consequentemente, fica quebradiços e cai (por vezes, deixando-nos completamente carecas).
Como é que funcionam os produtos para a pele com colagénio?
A pele madura (que é uma pele em processo de envelhecimento) fica flácida, com rugas e sem elasticidade. A utilização sistemática de colagénio puro ou cremes com colagénio reconstrói as células danificadas da pele e restaura a humidade, a elasticidade e a suavidade. Além disso, estes produtos uniformizam o tom da pele, elevam a pele e reduzem as rugas. Devido às suas propriedades regeneradoras, o colagénio é adequado para o tratamento de pele com tendência acneica: equilibra a produção de sebo e lubrifica o rosto, uniformiza o seu tom e reduz as marcas de acne.
Tendo em conta que as fibras de colagénio são substâncias naturais, os produtos para a pele com colagénio satisfazem as necessidades das peles sensíveis, couperosas e atópicas. São recomendadas para cuidar do rosto e do corpo afetado por celulite e estrias. O mais interessante é que as pessoas que foram submetidas a cirurgia – incluindo cirurgias plásticas – são aconselhadas a cuidar da pele danificada com preparações medicinais contenho colagénio.
As fibras de colagénio são incluídas em vários produtos de beleza, como cremes faciais, bálsamos corporais, tónicos faciais, banhos de espuma e condicionadores de unhas e cabelo. Os supermercados bem equipados oferecem solações de colagénio puro que proporcionam efeitos mais fortes, mas a sua ação é menos versátil. Estas soluções podem ser aplicadas diretamente na pele ou, por exemplo, usadas como constituintes de uma mistura de elastina. É importante que tenham em atenção que os efeitos criados pelo colagénio são determinados pela sua concentração. Devem ter isso em mente se quiserem resolver um problema de pele específico devido ao colagénio.
No que toca aos produtos de cuidado capilar, aqueles que contêm colagénio são responsáveis por regenerar os fios, restaurando o brilho perdido e evitando a fragilidade. Além disso, o colagénio influencia positivamente as unhas – fortalece as unhas e torna-as mais resistentes aos danos mecânicos. Além disso, o colagénio aumenta o brilho nas unhas.
Tenham em mente que, embora o tratamento cutâneo externo com colagénio influencie positivamente a aparência, este tratamento não libertar essa proteína para os órgãos internos, pelo que o colagénio não atuará internamente. De qualquer forma, recomendo sinceramente que não deixem de usar produtos de beleza com colagénio, porque, afinal, esta é a principal razão para usar estes cosméticos, certo? Para melhorar a aparência da pele, cabelo e unhas. Cuido regularmente da pele com colagénio, apenas para ficar alguns anos mais nova. Os efeitos que obtenho são altamente satisfatórios, especialmente quando são sistemáticos. Depois de aplicar o colagénio regularmente, a pele fica mais resistente, obtém uma tonalidade saudável, e as rugas, a celulite e as estrias ficam menos visíveis. Eu recomendo a utilização de produtos para a pele com colagénio.
E vocês? Utilizam algum produto para a pele com colagénio? Qual a vossa opinião? Alguma sugestão?