
O Dia dos Namorados é o dia de todos os apaixonados. É o momento ideal para lançar feitiços, seduzindo não só com o olhar mas também com o toque e o aroma. Como assim, seduzir com o aroma? As feromonas nos perfumes funcionam? Como? As feromonas têm cheiro? Existem aromas que o sexo oposto acha sedutores?
Feromonas: O que são?
Feromonas? O que são? O que significa esta palavra tão estranha? Provavelmente, algumas de vocês associam esta palavra a atratividade do sexo oposto. Bem, isto é verdade, mas apenas parcialmente.
As feromonas são substâncias inodoras voláteis produzidas por organismos vivos e também, supostamente, por plantas. A sua tarefa principal é passar informações entre as criaturas da mesma espécie. A principal diferença entre hormonas e feromonas é que as primeiras transportam as informações destinadas para o organismo, que as processa mais tarde, enquanto as últimas são as informações que são enviadas, o que significa que se destinam a outros seres. Aprendi que as feromonas se dividem em 30 grupos diferentes consoante a função realizada. As mais conhecidas são: feromonas sexuais, feromonas de agregação, feromonas de alarme e feromonas de rasto.
Além disso, o tipo de feromonas com o qual costumamos associar-nos são conhecidas como atrativas. O seu funcionamento é fantástico porque afetam o órgão de Jacobson, responsável por receber sinais químicos. Nos humanos, o recetor situa-se em ambos os lados das narinas.
Sabiam que as feromonas são capazes de desencadear várias reações no nosso corpo? Que reações? Por exemplo, podem mudar a cadência à qual respiramos, podem influenciar a nossa temperatura corporal, pulsação e até a tensão arterial? Como veem, as feromonas não são assim tão passivas como julgávamos.
Feromonas em produtos de beleza
Há muitos anos que as pessoas tentam desenvolver uma forma de implementação de feromonas em produtos de beleza. Talvez não em todos os produtos de beleza, mas principalmente nos perfumes – afinal são um produto que influencia diretamente o sentido do olfato. O pressuposto é que as feromonas sexuais dos animais também são os atrativos sexuais dos seres humanos. É por isso que é adicionado almíscar a alguns perfumes. Outro pressuposto é que os perfumes que contêm feromonas devem afetar a pessoa que utiliza essa fragrância, e não só o recetor. Por outras palavras, somos nós que nos devemos sentir “sintonizados” por receber sinais aromáticos de outras pessoas. É por isso que, por vezes, os perfumes masculinos contêm feromonas femininas e vice-versa.
De onde vem a magia? Constituintes químicos das feromonas
Os constituintes químicos mais importantes que apresentam atividade femoral são dois esteróides: androstenol e androsterona. E aqui vai uma novidade arrebatadora: tanto os homens como as mulheres parecem mais bonitos, inteligentes e confiáveis quando são vaporizados com androstenol. Também é surpreendente o facto de haver uma feromona separada, que também é usada em perfumes e que causa agressão e está associada ao domínio. Portanto, se quiserem ganhar algum respeito, utilizem androsterona.
Feromonas: Opiniões
As feromonas funcionam? São capazes de potenciar a nossa atratividade?
Para meu espanto, parece que os componentes utilizados nos perfumes não estimulam o órgão de Jacobson nem o sistema nervoso. Por outras palavras, estes componentes não respeitam a definição de feromonas que têm em mente.
No entanto, as feromonas funcionam como atrativos aromáticos e influenciam os humanos estimulando os recetores olfativos. Em português simples, as feromonas não apresentam o efeito descrito pelas marcas que querem vender os seus perfumes. O que elas influenciam é a própria fragrância – tornam os perfumes mais agradáveis. Está provado que alguns aromas atraem homens/mulheres, pelo que são utilizados em perfumes.
Em suma, embora as feromonas não funcionem como um elixir mágico do amor, não subestimem o poder da fragrância.