
Oi!
Os cuidados capilares profissionais (até os cuidados capilares caseiros) consistem na aplicação de cosméticos que lhe permitem equilibrar os níveis de PEH. E esta sigla inclui os seguintes elementos: proteínas, emolientes e humectantes, que são as três melhores substâncias se o vosso cabelo necessitar de ser tratado para permanecer forte e bonito. Como aplicar estas substâncias e desfrutar de um penteado saudável?
PEH: Proteínas
As proteínas proporcionam volume ao cabelo, preenchem os microdanos e restauram o brilho natural. A carência de proteínas resulta num cabelo achatado e sem brilho, enquanto o excesso de proteínas deixa o cabelo frisado e emaranhado. As proteínas e os humectantes são uma dupla peculiar – os seus níveis devem ser equilibrados. Podem fazer corresponder as proteínas ao vosso tipo de cabelo ou às vossas preferências. Um dos tipos de proteínas mais eficazes são a queratina hidrolisada e o silicone. Se estiverem à procura de algo mais delicado, recomendo que utilizem extratos vegetais, elastina e colagénio.
PEH: Emolientes
No que toca aos emolientes, estes envolvem o cabelo com uma espécie de camada protetora que protege os fios contra os fatores prejudiciais do ambiente externo. Além disso, os emolientes deixam os fios sedosos. A carência de emolientes deixa o cabelo demasiado leve, seco, frisado e áspero. Por outro lado, quando o cabelo possui demasiados emolientes, o mesmo fica sem volume e pesado. Se pretenderem cuidar do cabelo com emolientes, optem por: óleos naturais, ceras, silicones, ácidos gordos, lanolina e óleos minerais. Pode equilibrar os emolientes com proteínas e humectantes.
PEH: Humectantes
Os humectantes são responsáveis por manter o equilíbrio de água no cabelo. O cabelo fica baço e achatado quando possui poucos humectantes. Quando possui demasiados humectantes, o cabelo fica frisado e emaranhado. Os humectantes mais comuns são os seguintes: glicerina, aloé, mel, ureia e pantenol. O contrapeso dos humectantes são as proteínas.
Como alcançar o equilíbrio de PEH?
A má notícia é que não existe uma receita universal para alcançar o equilíbrio de PEH. Sejam persistentes e tentem encontram as quantidades de emolientes, humectantes e proteínas mais benéficas para vocês. Continuem a observar o vosso cabelo para identificar as suas necessidades. Aproveito para dizer-vos que também podem utilizar produtos capilares que contenham apenas uma das substâncias acima mencionadas ou agrupar as substâncias da seguinte maneira: EH, HE e PEH. Raramente encontrarão o par PH, que é uma combinação de proteínas e humectantes.
Qual a vossa opinião sobre o equilíbrio de PEH no cuidado capilar? Já experimentaram cuidar do cabelo tendo em mente o PEH?