
Meninas!
Também sentem que é impossível arranjar o cabelo da forma que desejam? O cabelo fica simplesmente relutante em alinhar consigo, pelo que o gel, spray ou musse capilar parecem ser a única solução. Eu costumo usar produtos de estilização com bastante frequência. É má ideia? Vejamos como os produtos de estilização capilar afetam o cabelo e se vale a pena utilizá-los.
Produtos de estilização capilar
Os produtos que facilitam a estilização capilar incluem: musses, sprays, géis, ceras e pomadas. Também podemos adicionar óleos naturais e produtos de proteção térmica que foram desenvolvidos especialmente para estilizar o cabelo. O mais interessante é que algumas pessoas também encaram o champô seco como um produto de estilização capilar, embora o seu principal propósito seja completamente diferente.
A oferta de produtos de estilização é vasta, não é?
É certo que têm pelo menos um destes produtos em casa (ou vários) pois facilitam a estilização capilar. Pessoalmente, recorro ao spray capilar para me ajudar com os penteados mais festivos!
Principal função: estilização capilar
Naturalmente, têm muitos produtos de estilização à escolha, mas há uma coisa que relaciona todos eles: o efeito.
Quais as propriedades dos produtos de estilização capilar? Em Português simples, estes cosméticos são desenvolvidos para nos ajudar a conferir a forma e a aparência ideais ao nosso cabelo. Para obter o efeito desejado, são necessárias todas as propriedades dos produtos de estilização capilar. De que cosméticos precisam? Cosméticos que:
- facilitem o pentear.
- tornem o cabelo mais estilizável.
- definam o formato natural do cabelo (ex.: caracóis).
- previnam o aspeto frisado.
- protejam contra a humidade, o vento e a temperatura.
Estas são os principais efeitos dos produtos de estilização capilar.
Contêm compostos que residem na superfície do cabelo, criando uma película que protege, suaviza, potencia o brilho e fixa o formato do cabelo.
Função adicional: cuidado capilar
Os produtos de estilização capilar também podem cuidar do cabelo?
Na maioria das vezes, costumo encontrar sprays capilares, musses de estilização e outros produtos semelhantes que cumprem as duas funções: facilitar a estilização capilar e condicionar o cabelo numa única etapa. Estes produtos apresentam as seguintes inscrições na embalagem: hidratação, regeneração, reforço. E é aqui que surge a questão: os produtos de estilização capilar melhoram o estado do cabelo? Restauram o nível de hidratação? É verdade? A sério?
Não, infelizmente não. Tenham em mente que os PRODUTOS DE ESTILIZAÇÃO CAPILAR NÃO MELHORAM O ESTADO DO CABELO.
Acho que já vos expliquei como funciona. Os produtos de estilização capilar não melhoram o estado do cabelo porque atuam à superfície. Não são capazes de penetrar no cabelo, pelo que não nutrem nem regeneram. Claro que pode ficar com a impressão errada de que o cabelo está a ficar mais saudável depois de aplicar um produto de estilização capilar. Infelizmente, o efeito resulta apenas da suavização da superfície do cabelo.
Estilização capilar frequente: não recomendo
Os produtos de estilização capilar foram criados para nos ajudar a estilizar o cabelo numa base diária. No entanto, este é apenas um expediente porque a melhoria do cabelo pode ser alcançada apenas com a utilização de produtos de cuidado capilar adequados – os fios saudáveis ficarão sedosos e brilhantes. Ainda assim, ocasionalmente, nos chamados Dias Maus, os produtos de estilização capilar podem salvar o dia.
Também vale a pena perceber que uma estilização capilar demasiado frequente (que também consiste na aplicação de produtos de estilização capilar) danifica o cabelo e pode deteriorar o seu estado. Não vão notar nenhuma melhoria capilar, isso é certo.
NOTEM BEM! Geralmente, a utilização de produtos de estilização capilar frequente é desaconselhada. Nem devem aplicar quantidades exageradas porque estes produtos:
- agregam os fios de cabelo, resultando na sua quebra ao desembaraçar.
criam acúmulos de resíduos que sobrecarregam o cabelo.
promovem a oleosidade capilar, obstruem os folículos e perturbam o seu funcionamento.
podem irritar o couro cabeludo.
podem contribuir para o aparecimento de caspa, psoríase e queda capilar.
Óleo naturais para estilização capilar: a melhor alternativa
Posso recomendar algo que vai ajudar-vos a disciplinar o cabelo rebelde sem danificar os fios, como costuma acontecer com os produtos recheados de produtos químicos?
Na verdade, tenho uma solução! Óleos de beleza naturais <3
Não sei se sabem que os óleos naturais, extraídos a frio e não refinados não só são perfeitamente adequados para melhorar o estado do cabelo como também ajudam a estilizar o cabelo – suavizam o cabelo, potenciam o brilho, protegem contra as temperaturas elevadas (incluindo o sol), facilitam a escovagem, definem os caracóis e intensificam a cor natural. Além disso, os óleos de beleza naturais cuidam do cabelo, o que os torna uma alternativa muito mais eficaz para a maioria dos produtos de estilização capilar.