
Olá meninas! Hoje, gostaria de vos falar sobre um produto ótimo que não dispenso na minha rotina de cuidado. A água de rosas. Uso-a há vários meses e só agora me apercebi que ainda não tinha feito nenhuma publicação sobre ela. Imperdoável.
Água de rosas – algo que foi muito difícil para mim experimentar
Uma rosa? Provavelmente só cheira e não faz mais nada. Infelizmente, acreditei nisso durante muito anos. Não podia estar mais errada. Afinal, o hidrolato de rosa é uma arma eficaz no combate às rugas, ao envelhecimento, sinais de fadiga, pele acneica… qualquer tipo de pele! A água de rosas limpa a pele, restaura a sua cor natural, combate os radicais livres (anti-idade), apresenta ação antissética e anti-inflamatória, e proporciona efeitos calmantes nas peles irritadas e muito sensíveis. Limpa literalmente a fadiga da cara.;)
É claro que não me lembrei imediatamente de fazer um mesma a água de rosas. Primeiro, usei o hidrolato da Bioline. Era um produto muito bom, continha apenas destilado de rosa damascena. O frasco delgado é muito bonito e inclui um atomizador… infelizmente, não é um produto eficiente. Fiquei fascinadas com as alterações que verifiquei na pele depois de uma semana a usar o hidrolato. Ficou mais macia, firme, mais bem hidratada, com uma cor mais bonita, e os poros deixaram de estar visíveis. A água de rosas é ótima como primer de maquilhagem ou para aplicar antes de um creme ou óleo facial. Depois, descobri que seria ótimo ser eu a fazer a água de rosas. Tenho acesso a rosas de pétalas, graças à maravilha Caroline – a proprietária de uma casa de verão com um jardim cheio de flores puras. Preparamos a primeira água de rosas juntas. É espetacular o facto de podermos congelar a água e mantê-la no congelador durante 6 meses. Desta forma, fizemos uma quantidade substancial de elixir rejuvenescedor… Mas vamos ao que importar.
Esta é a receita para prepararem a vossa água de rosas em casa:
- Arranjem cerca de um quarto de quilo de rosas de pétalas, certifiquem-se de que a origem é boa (por colher, sem pesticidas nem outros pesadelos).
- Coloquem as pétalas num escorredor e vertam água fria por cima
- Transfiram as pétalas húmidas para um pano de algodão e atem-no, criando um saco (lembre-se de que a bolsa não pode ser desamarrada).
- Coloquem o saco de pétalas numa bacia grande e deitem água a ferver, até que as pétalas fiquem totalmente cobertas.
- Tapem bem a bacia, por exemplo, com película aderente (podem seguras as extremidades com um elástico de cabelo ou uma fina – cuidado para não queimarem as mãos;)
- As pétalas devem permanecer nesse banho durante bastante tempo: o mais indicado é deixar durante a noite. De manhã, basta verter a água obtida num frasco, garrafa ou recipiente com atomizador.
FEITO!
A água de rosas deve ser armazenada no frigorífico por cerca de 2 semana e no congelador (conforme já mencionei) por meio ano.
Pode ser usada para substituir um tónico, uma base para aplicar antes de um creme, base, ou óleo. Boa sorte!