O conceito de um cosmético minimalista. Menos é mais, especialmente para a nossa pele

O minimalismo está lentamente a acompanhar-nos em muitas áreas da nossa vida. Prestamos homenagem à atitude “menos é mais” porque introduz poupança e ordem naquilo que nos rodeia. Mas será que esta abordagem pode aplicar-se aos cosméticos? Claro que sim!

Há alguns meses mudei de casa e cheguei à conclusão de que tinha demasiadas coisas. Cosméticos, em particular. Guardei praticamente tudo, produtos de todas as origens possíveis e indicados para praticamente todas as partes do corpo. Cremes, bálsamos labiais, condicionadores, cosméticos de cor e um número gigante de óleos naturais. Só quando arrumei tudo para levar para a casa nova é que percebi que tinha ido longo de mais. A verdade é que só usava um quarto de todo o “inventário”.

Depois pensei ”basta”. Dei alguns dos cosméticos desnecessários às minhas amigas e familiares e o restante foi diretamente para o balde do lixo. E eu? Senti que tinha finalmente abordado o cuidado corporal com consciência.

Qual a base do minimalismo na beleza?

O princípio principal: não é a quantidade mas a qualidade que importa (perfeito!)

Como o nome indica, o minimalismo consiste na busca por limitar ao máximo os itens que temos. Normalmente guardamos cosméticos que nem sequer usamos, e este hábito não parece que vá mudar num futuro próximo. Presentes indesejados, cosméticos oferecidos por uma amiga, embora não o queiramos, e produtos comprados como consequência de uma decisão precipitada (normalmente por estarem em desconto).

Outra característica típica do conceito Cosmético Minimalista é viver em harmonia com a natureza e a abordagem de poupança de custos. A forma mais simples de melhorar a condição da nossa pele e do nosso cabelo consiste em aplicar cosméticos em quantidades mais pequenas e mais produtos de acondicionamento naturais. Quando recorremos a soluções sensatas, o resultado é positivo tanto para a nossa aparência como para a carteira.

Como dar vida ao conceito de cosmético minimalista?

É tudo divertido na prática, até termos de seguir algumas regras. Afinal, precisamos de usar certos cosméticos no inverno e outros no verão. Por exemplo, o estado do nosso cabelo muda com a estação, pelo que temos de ajustar os cosméticos às necessidades do nosso cabelo. Diz-se que a pele gosta de mudanças. Portanto, sugiro que introduzam as alterações lentamente. É mais fácil atingir o nosso objetivo a um ritmo mais lento do que fazer uma revolução de um dia para o outro.

  1. Deitem fora todos os cosméticos com data de validade expirada.
  2. Façam uma lista dos produtos que usam.
  3. Ofereçam ou deitam fora os restantes cosméticos.Isto deve resultar, especialmente no início, embora ainda haja uma longa estrada a percorrer para alcançar o verdadeiro minimalismo. Além disso, normalmente temos problemas a implementar alterações drásticas, portanto, depois desta segregação ficam ainda muitos cosméticos. Sugiro que “analisem” os vossos cosméticos a cada duas semanas, pois assim vão deitar fora mais coisas. Os passos seguintes dizem respeito à manutenção do minimalismo no vosso estojo de maquilhagem.
  4. Utilizem soluções inteligentes, como cosméticos 2 em 1 ou cosméticos universais.
  5. Comprem cosméticos em embalagens mais pequenas.
  6. Experimentem os fazer cosméticos em casa.
Eliza
Eliza

Como apoiante de métodos de cuidado naturais e opositora dos conservantes contidos nos cosméticos, tento fazer uma escolha adequada de produtos já avaliados e testo-os em mim mesma. Além disso, descrevo como devem cuidar de vocês mesmas de uma maneira eficaz sem gastar uma fortuna. Bem-vindas! Eliza.

No Comments Yet

Deixe o seu comentário