Emolientes: salvação para a minha pele desidratada

Há muito tempo que procurava uma substância ou um cosmético de qualidade que hidratasse e suavizasse a minha pele extremamente seca. Eventualmente, decidi experimentar algo que as pessoas que sofrem de dermatite atópica são aconselhadas a usar – emolientes. Como atuam na minha pele?

O que são emolientes e como funcionam?

Os emolientes são substâncias que hidratam, lubrificam e deixam a pele mais resiliente. Na verdade, é possível encontrar estas substâncias em muitos produtos de cuidado da pele, como bálsamos corporais, óleos, cremes e pomadas. São responsáveis por limitar a TEWL, ou seja, a perda de água transepidérmica. Os emolientes criam uma camada oclusiva na superfície da pele que protege a epiderme contra a perda de água, por um lado, e, por outro, essa mesma camada oclusiva protege a pele contra os agressores externos.

Resultados? A pele fica bem hidratada, suave e macia. Além disso, os processo de autorregeneração cutânea são mais eficazes, assim como a luta contra doenças e maleitas do tipo: pele seca, eczema, alergia, dermatite atópica. Agora ficou evidente que é boa ideia usar emolientes, mesmo como uma espécie de profilaxia. Mas, acima de tudo, devem cuidar da pele com emolientes quando sofrem de problemas dermatológicos.

Quais os constituintes químicos dos emolientes?

Os produtos que contêm emolientes são constituídos por substâncias diferentes, assim como os seus tipos, finalidades e efeitos são diferentes. É possível encontrar os seguintes ingredientes:

  • agentes oclusivos – evitam que a água evapore; são eles: Vaselina, parafina, óleos minerais, lanolina, ceras e alguns álcoois
  • humectantes – são capazes de ligar a água em todas as camadas da pele; são eles: glicerina, ureia, ácido hialurónico, ácido lático
  • lípidos epidermais – influenciam e melhoram a epiderme, hidratam a pele, tornam-na mais resistente aos danos, evitam inflamações e alergias
  • agentes antipruriginosos – são, entre outros, mentol e cânfora
  • agentes antienvelhecimento – colagénio, retinol, ácido hialurónico e vitaminas
  • agentes imunológicos
  • filtros de proteção solar

Emolientes no cuidado capilar

O cabelo e o couro cabeludo também precisam de proteção contra os agentes externos. É por isso que devem optar por champôs contendo óleos naturais, ómega 3, 6 e 9, alantonina e d-pantenol. Estes champôs não promovem a produção de sebo. Em vez disso, acalmam o couro cabeludo e eliminam a caspa.

Esqueci-me de alguma coisa? Ou talvez tenham mais perguntas relacionadas com a utilização de emolientes no cuidado da pele e do cabelo? Aguardo os vossos comentários.

Eliza
Eliza

Como apoiante de métodos de cuidado naturais e opositora dos conservantes contidos nos cosméticos, tento fazer uma escolha adequada de produtos já avaliados e testo-os em mim mesma. Além disso, descrevo como devem cuidar de vocês mesmas de uma maneira eficaz sem gastar uma fortuna. Bem-vindas! Eliza.

No Comments Yet

Deixe o seu comentário