
A água termal tem a sua origem nas fontes profundamente ocultas, que chegam a situar-se a 6000 metros abaixo do nível do chão. Devido ao facto de fluir através de algumas camadas de Terra, tem a oportunidade de recolher vários oligoelementos e outros minerais. Além disso, as fontes de água termal são aquecidas por magma quente que flui sob a superfície da Terra, promovendo a ocorrência de várias reações químicas. É assim que se formam várias substâncias preciosas novas na água termal.
A água termal é utilizada em estâncias terapêuticas para curar acne, psoríase e dermatite atópica. Mas será que a água termal comercial é um bom substituto da água termal usada nestas estâncias terapêuticas? Quais são os constituintes químicos da água termal e como usá-la corretamente? Quais as fontes de água termal?
Que substâncias podemos encontrar na água termal?
Do ponto de vista microbiológico, a água termal é considerada pura e hipoalergénica. Devido à elevada concentração de minerais e microelementos, a água termal é benéfica para a pele. Os nutrientes essenciais nos quais a água termal é rica penetram na pele para permanecer parcialmente na epiderme, e alcançam parcialmente as camadas de pele mais profundas que são suavizadas e curadas por esses mesmos elementos. E é por isso que até a água termal arrefecida, que se torna água mineral, é usada como ingrediente básico de muitos produtos para a pele ricos em nutrientes.
Água termal: como utilizar?
Todos os cremes e bálsamos corporais que contêm água termal devem ser aplicados apenas em pele limpa, de preferência acabada de lavar. No que toca às águas termais comerciais, duas escolas explicam as utilizações corretas deste cosmético natural. Uma diz que se deve pulverizar a pele com água termal e secá-la com um lenço de papel, enquanto a outra sugere deixar que a pele absorva completamente a água. Na minha opinião, cabe a cada um decidir que opção combina melhor consigo. Se tiverem a pele pouco firme, mesmo que deixem a água atuar, acho que não precisam de a remover.
É altamente benéfico que utilizem água termal durante todo o ano, especialmente se costumarem frequentar espaços aquecidos. A sua aplicação é incrivelmente vasta:
- é um bom substituto para o tónico facial
- refresca a pele e corrige a maquilhagem
- acalma a pele após a depilação (incluindo a barba)
- acalma os efeitos das queimaduras solares (incluindo longa exposição no solário) e acalma a pele irritada pelo vento forte
- é comumente usada por dermatologistas para acalmar a pele após vários tratamentos de beleza, como peeling químico
A água termal – independentemente da tarefa em mãos – é altamente eficaz e agradável de se usar. Se ainda não tiveram a oportunidade de cuidar do rosto com água termal, devem fazê-lo agora.
Água termal usada em estâncias terapêuticas VS água termal comercial
Naturalmente, no que toca a algumas doenças de pele graves, os produtos de beleza que contêm água termal não substituem a água termal disponível em estâncias terapêuticas. As estâncias terapêuticas não só oferecem banhos em água termal como também disponibilizam um clima ótimo e a assistência de pessoal com formação. A propósito, ao frequentar uma estância terapêutica durante algumas semanas vai estar em contacto com outras pessoas afetadas por doenças semelhantes, e isso ajuda a aceitar a vossa própria doença. Um bom estado mental é metade do sucesso na luta contra qualquer doença, mesmo dermatológica.
O tipo de água termal mais benéfico para a pele é a água que é enriquecida com o maior número possível de nutrientes, mas em baixas concentrações. Caso contrário, a água termal pode deixar a pele irritada. Os constituintes químicos da água termal estão estritamente associados à fonte de obtenção da água. Existem duas fontes de água termal que oferecem o mesmo conjunto de elementos.
Fontes europeias de água termal
Abaixo, apresento algumas fontes europeias de água termal que são usadas há muito tempo na produção de vários cremes e bálsamos populares. Estes produtos não só apresentam propriedades embelezadoras, como também são capazes de curar algumas doenças de pele. Estão são as fontes:
Avène
Este é o nome da água termal com origem em Sainte Odile, no sul de França. Contém muitos minerais mas em quantidades muito pequenas. São caracterizados pela relação ótima de cálcio e magnésio, que acelera os processos de autorregeneração da pele. Outros elementos que a água termal Avène inclui: silício, que reforça os vasos sanguíneos, cobre, que melhora a taxa metabólica na pele e é antibacteriano, manganês, responsável por combater reações alérgicas, e enxofre, que cuida da acne. Foi clinicamente comprovado que a água termal Avène promove a cura da psoríase, dermatite atópica leve, inflamações da pele induzidas por tratamentos a laser, cicatrizes, queimaduras solares e prurido. Por último, mas não menos importante, a água termal Avène pode ser aplicada diretamente na pele em segurança (sem diluir).
Vichy
Esta água termal é originária da estância terapêutica francesa que possui o mesmo nome. Pertence ao grupo de águas bicarbonatadas cloretadas sódicas. Contém 17 sais minerais e 13 oligoelementos. É reconhecida pelas suas propriedades hidratantes e calmantes. Mais importante ainda, a água termal Vichy suaviza as irritações causadas por medicamentos que curam a queratodermia. Além disso, a água termal Vichy é capaz de eliminar a psoríase e a vermelhidão típica da pele sensível e atópica. Também foi comprovada uma maior resistência da pele aos radicais livres. Tudo isto faz com que a água termal Vichy seja comumente usada em preparações que retardam o envelhecimento e a acne.
La Roche-Posay
Esta água termal é uma combinação de água da chuva (naturalmente filtrada nas camadas da Terra) e água do oceano profundo muito antiga (que contém um conjunto único de minerais e oligoelementos). Pertence ao grupo de águas com baixo teor em minerais e destaca-se pela sua presença de selénio – um antioxidante muito forte que retarda os processos de envelhecimento da pele e é anti-inflamatório. A água termal La Roche-Posay ajuda a pele a curar mais rápido, melhora a sua resiliência e alivia a vermelhidão e o prurido.
O que acham da água termal comercial? Imaginam a vossa vida sem ela? Utilizam? Se este for um dos vossos cosméticos favoritos, como a aplicam? Aguardo os vossos comentários.
Like!! I blog frequently and I really thank you for your content. The article has truly peaked my interest.