Secar ou não secar o cabelo com secador? Finalmente, resolvi o dilema

Há uma crença que foi repetida durante anos em praticamente todos os blogs sobre cuidados capilares. Diz o seguinte: o secador danifica o cabelo. Será verdade?

Desfrutem do meu artigo sobre danos capilares provocados pelo secador de cabelo 🙂

Seco o cabelo com o secador?

Normalmente não, mas apenas porque sou demasiado preguiçosa, e o meu cabelo é bastante fácil de gerir. Não preciso de uma escova redonda, porque o meu cabelo fica bonito quando o seco ao ar. Lavo simplesmente o cabelo, seco com a toalha e deixo secar ao ar.

Por vezes, uso o secador quando estou com pressa, por exemplo. Sabem que mais? Não me preocupa, porque sei que os secadores não são uma ameaça para os cabelos saudáveis.

O secador danifica o cabelo?

Eu acho que não. É a minha opinião. Um aspeto relevante é o método e os produtos que utiliza.

O estado do cabelo também é essencial. Naturalmente, o cabelo fragilizado está mais propenso aos danos. O cabelo saudável não é afetado pelo secador. Antes de começarem a culpar o secador pela falha no cuidado capilar, pensem primeiro se haverá algo mais a prejudicar o vosso cabelo.

Tenho a certeza que em 90% dos casos o cabelo fica danificado devido a uma rotina de secagem incorreta, e não só devido à utilização de secador de cabelo. A diferença é enorme!

O que danifica o cabelo durante a rotina de secagem com secador?

Cada caso é um caso. Podem estar a utilizar um dispositivo inadequado ou a técnica errada. Por vezes, podem ser ambos: uma combinação destrutiva para o cabelo.

Estas são as causas mais comuns de danos capilares motivados pela secagem com secador de cabelo:

  • fluxo de ar demasiado quente.
  • aproximar o bocal do cabelo ou couro cabeludo.
  • não pentear o cabelo antes da secagem.
  • secagem caótica em várias direções, em vez de seguirem a direção do crescimento.
  • falta de proteção, como um óleo capilar que protege o cabelo do calor.
  • rotina de secagem demorada, até à última gota de água.
  • utilizar um secador de cabelo antigo que sobreaquece e não possui ionização.
  • e, acima de tudo, secar o cabelo já danificado.

Erros de secagem com secador

Vou, agora, descrever rapidamente os principais erros de secagem. Que erros cometemos?

SECADOR ERRADO

Verifiquem se o secador está funcional. A utilização de dispositivos excessivamente quentes é um erro muito comum. Se a temperatura for muito superior à definida, o cabelo vai sofrer. A pior coisa que podem fazer é utilizar um secador sem qualquer tipo de controlo térmico, muito menos com funções adicionais.

Acima de tudo, um bom secador de cabelo deve estar funcional, deve incluir controlo de temperatura (pelo menos fluxo de ar frio e quente), e deve ser iónico (para impedir que o cabelo fique frisado).

TÉCNICA ERRADA

Assistam a um tutorial no YouTube para verificar se secam o cabelo da forma mais correta. O erro mais popular consiste em secar o cabelo na direção errada: movimentos caóticos e secar na direção oposta ao crescimento do cabelo. Desta forma, tudo o que vão conseguir fazer é deixar o cabelo quebradiço e embaraçado, e os fios vão ficar queimados se aproximar demasiado o bocal da cabeça.

Não causarão danos se utilizem um fluxo de ar frio e secarem o cabelo na direção do seu crescimento, escovando-o ao mesmo tempo. Segurem sempre no secador a uma distância de aproximadamente 25 cm do couro cabeludo.

ZERO PROTEÇÃO

Preparam o cabelo para a secagem com o secador? A maioria das mulheres seca com a toalha e… já está. É um grande erro, pois o cabelo fica mais exposto aos danos quando não tem proteção. O calor ajuda o cabelo a secar, mas não é muito amigo do cabelo. O cabelo excessivamente seco perde água, que mantém os fios hidratados.

Protejam o cabelo do calor aplicando um protetor térmico. Basta aplicar algumas gotas de óleo (ex.: argão) no cabelo ou utilizar um produto leve em spray.

E que tal deixar de usar secador?

Honestamente, os métodos mais simples são os melhores. Querem proteger o cabelo contra os danos térmicos? Não utilizem secador.

A secagem natural é mais benéfica para o cabelo. Se decidirem secar o cabelo com secador, certifiquem-se de que o deixam ligeiramente húmido, para que as últimas gotas de água evaporem naturalmente.

Eliza
Eliza

Como apoiante de métodos de cuidado naturais e opositora dos conservantes contidos nos cosméticos, tento fazer uma escolha adequada de produtos já avaliados e testo-os em mim mesma. Além disso, descrevo como devem cuidar de vocês mesmas de uma maneira eficaz sem gastar uma fortuna. Bem-vindas! Eliza.

No Comments Yet

Deixe o seu comentário