
Têm esfoliante facial em casa? Tenho a certeza de que a resposta será afirmativa em 80% dos casos. Aplicam-no regularmente? E agora aposto que metade de você abanou com a cabeça. Sabem sequer qual o propósito da esfoliação? Não? É pena, porque a esfoliação é um dos tratamentos de cuidado cutâneo mais essenciais que deixam a pele bonita! Por esse motivo, hoje vou apresentar-vos todas as vantagens de esfoliar o rosto regularmente. Continuem a ler e deixem um comentário!
Esfoliantes faciais e corporais: Em que consistem?
Têm vários nomes, mas “esfoliante” é o nome mais comum e descreve o processo de remoção de células mortas da epiderme. Basicamente, podem chamar-lhe esfoliação ou tratamento de peeling da pele. Estes nomes podem evocar associações a alguns tratamentos de beleza intensivos e invasivos que requerem o envolvimento de um cosmetologista experiente para a sua realização. Mas a verdade é que ajudar a pele a eliminar as células morta é banal e fácil de fazer. Ninguém deverá ter problemas a realizar uma esfoliação superficial da pele em casa.
Como funcionam os agentes esfoliantes?
Os agentes esfoliantes – como o nome sugere – removem as células mortas da pele juntamente com outras impurezas que se acumulam na superfície da pele. Ao mesmo tempo, este procedimento revelam uma nova pele, suave e bonita. Afetando a pele a partir do exterior (quer utilizem esfoliantes mecânicos ou enzimáticos), estão a ajudar a realizar todos os processos de autorrenovação e a melhorar a regeneração que ocorre durante o ciclo de 28 dias da pele. Além disso, este tratamento melhora o fornecimento de sangue para a pele. Quando expomos o rosto a agentes esfoliantes, removemos impurezas e células mortas, desobstruímos os poros e evitamos cravos. Não há melhor tratamento regenerador da pele do que um bom esfoliante facial!
Em que idade devemos começar a esfoliar a pele?
Não existe uma idade a partir da qual devam começar a aplicar esfoliantes no rosto. Na verdade, quanto mais cedo começarem, melhor será o estado da vossa pele. E quanto melhor funcionar a pele, mais tempo demorará a envelhecer. Portanto, podem começar usar esfoliantes independentemente da idade. Porém, o mais importante é que verifique se o produto que está a utilizar inclui ingredientes de qualidade e satisfaz as necessidades da sua pele.
Quando NÃO DEVEM esfoliar a pele?
Embora a idade não seja uma contraindicação à exposição da pele ao tratamento de peeling, este deve ser evitado quando se verificam determinados problemas de pele:
- rosácea de acne
- feridas
- inflamações da pele
- infeções virais, fúngicas e bacterianas
- marcas na pele
- alergia a alguns dos componentes do esfoliante
- pele couperosa (podem utilizar apenas peeling enzimático)
Quais os benefícios da utilização de esfoliantes?
- Remove células mortas e completamente desnecessárias da pele.
- Melhora e incentiva a pele a realizar processos de autorrenovação mais rapidamente.
- Prepara a pele para absorver outras substâncias nutritivas.
- Uniformiza o tom da pele.
- Melhora o fluxo sanguíneo na pele.
- Suaviza a pele.
- Ajuda a pele a combater a celulite.
- Previne pelos encravados.
- Reduz a aspereza da pele.
- Ilumina e reaviva a pele.
- Prepara a pele para os banhos de sol.
- Contém nutrientes que devem ser fornecidos à pele.
Com que frequência devem esfoliar a pele?
Bem, não o façam com demasiada frequência. A pele não precisa de proteção em excesso. No entanto, relativamente à esfoliação dos pés, podem executá-la com maior regularidade, pois a pele dos pés regenera mais rapidamente. Por vezes, acontece que nem dois tratamentos de peeling semanais são suficientes para suavizar a pele de maneira eficaz. Na verdade, recomendo que utilizem meias esfoliantes, que são um tipo de esfoliação específico que deve a sua eficácia a ácidos. No meu ponto de vista, as meias esfoliantes são a melhor forma de peeling da pele dos pés disponível atualmente no mercado.
No que toca ao esfoliante corporal, façam-no uma vez por semana, a menos que sofram de celulite – nesse caso, podem expor as partes da pele afetadas pela celulite ao tratamento com mais frequência.
Esfoliante facial? Utilizem duas vezes por mês. No caso de pele com tendência a ganhar acne, podem aplicar esfoliantes numa base semanal. Tal ajudará a pele a desobstruir os poros e a remover o acúmulo de sebo.
Naturalmente, podem utilizar os cosméticos comuns disponíveis nas lojas ou preparar o vosso próprio esfoliante. Muitas mulheres consideram o esfoliante corporal caseiro de café o melhor de todos (também combate a celulite). Os outros ingredientes que podem utilizar para preparar o vosso esfoliante corporal e facial caseiro são:
- óleos de beleza naturais
- flocos de aveia
- açúcar
- mel
- sal (grãos de vários tamanhos – depende da parte do corpo na qual pretendem utilizar o esfoliante)
Gostam de esfoliar a pele? Quais os vossos agentes esfoliantes favoritos? Não hesitem e deixem a vossa opinião nos comentários!